sexta-feira, 18 de abril de 2014

Nasa prevê que o planeta está à beira do colapso

       

Nossa civilização está a beira do colapso. Foi o que constatou um estudo financiado pela NASA. Setores como clima, energia e crescimento da população provocaram o fim da civilização.

A queda do Império Romano, e também dos impérios Han, Máuria e Gupta, assim como tantos impérios, são testemunhos do fato de que civilizações baseadas em uma cultura avançada, sofisticada, complexa e criativa também podem ser frágeis e inconstantes”, escreveu em seu estudo, financiado pelo Goddard Space Flight Center, da Nasa.

Os pesquisadores listaram os ingredientes para o fim do mundo. O colapso pode vir da falta de controle de aspectos básicos que regem uma civilização, como a população, o clima, o estado das culturas agrícolas e a disponibilidade de água e energia. O Observatório da Nasa já constatou a multiplicação de eventos climáticos extremos, como o frio intenso do último inverno na América do Norte e o calor que, nos últimos meses, afligiu a Austrália e a América do Sul. Seus estragos paralisam setores vitais.

A economia também desempenha um papel importante. Quanto maior for a diferença entre ricos e pobres, maiores as chances de um desastre. Segundo a pesquisa, a desigualdade entre as classes sociais pauta o fim de impérios há mais de cinco mil anos.

Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário