sexta-feira, 18 de abril de 2014

EUA afirmam que aquecimento global é arma de destruição em massa

       

O secretário de Estado americano, John Kerry, que se encontra visitando a Ásia, afirmou, em Jacarta, que a comunidade internacional deve reforçar sua luta contra o aquecimento global, que, segundo ele, é uma arma de destruição em massa.

Em um discurso para estudantes indonésios, Kerry advertiu que os países asiáticos próximos ao nível do mar estão especialmente ameaçados pela alta das águas. “Os países do sudeste asiático se encontram na primeira linha da mudança climática”, afirmou.

O chefe da diplomacia americano comparou o aquecimento global com outras ameaças como o terrorismo ou a proliferação nuclear, âmbito nos quais as nações devem trabalhar para conseguir um mundo mais seguro. “Em certo sentido, a mudança climática pode ser considerada outra forma de destruição em massa, talvez a arma mais aterradora”, indicou John Kerry. “Os dez anos mais quentes foram registrados desde que o Google entrou em funcionamento em 1998”, afirmou.

O secretário de Estado, citando cientistas, advertiu que se o mundo não reagir, entre outros problemas, o nível do mar poderá subir um metro antes do final do século. “Um metro basta para submergir a metade de Jacarta. Um metro obrigaria a deslocar milhões de pessoas ao redor do mundo e custaria milhares de milhões de dólares para a atividade econômica”, explicou Kerry.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário