sexta-feira, 18 de abril de 2014

Mundo pode virar uma grande lixeira em 2100

A cada 24 horas, a humanidade joga no lixo mais de 3,5 milhões de toneladas de resíduos. Isso representa pelo menos 40 toneladas por segundo, um aumento de dez vezes em relação ao que gerávamos cem anos atrás. Esse número provavelmente irá dobrar até 2025 e, se mantido o ritmo atual de descarte, até 2100 poderemos atingir o “pico” do lixo, com uma geração de 11 milhões de toneladas diárias, o triplo da taxa de hoje. Vai faltar lugar para armazenar tanta sujeira.

O alerta vem de um estudo publicado no periódico científico Nature. Seguindo o modelo “business atual”, o auge da produção de resíduos será atingido ainda neste século, com a África sub-saariana respondendo pela maior parte do crescimento.

De acordo com a pesquisa, o aumento da renda das populações de países pobres e em desenvolvimento e do seu poder de consumo, são a principal alavanca da geração de lixo e da alta do desperdício.

O estudo assume um futuro em que o mundo está nitidamente dividido entre regiões de extrema pobreza, riqueza moderada e subsistência. Neste cenário pouco ou nenhum progresso terá sido feito para enfrentar a poluição e outros problemas ambientais, e onde os objetivos de desenvolvimento globais não se efetivaram. Nesse pior cenário, a produção de resíduos aumenta em 1 milhão em relação ao business as usual, pode atingir 12 milhões de toneladas por dia. Estamos falando de um mundo lixeira.

Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário