sexta-feira, 18 de abril de 2014

Mudança climática está entre maiores riscos para a economia em 2014

O Fórum Econômico Mundial (FEM) publicou a nona edição do relatório Riscos Globais 2014 (Global Risks 2014), que aponta quais são os riscos mais prováveis que o mundo enfrentará nos próximos meses. Entre os problemas mais destacados estão a disparidade de renda, a falta de emprego, as mudanças climáticas e os extremos meteorológicos.

Os eventos climáticos extremos e as mudanças climáticas foram apontados como um dos riscos mais prováveis, podendo criar choques sistêmicos em escala global. O documento ressalta também outros riscos ambientais de relevância, como uma maior incidência de catástrofes naturais e uma crise hídrica. Segundo a pesquisa, todos têm o potencial de causar um impacto cada vez maior à medida que o desenvolvimento mundial se acelera.

Para diminuir os riscos ambientais apontados, o relatório pede que governos, empresas e sociedade civil busquem as mais diversas formas de melhorar a mitigação e a gestão dessas ameaças, com a assistência de seguros, resseguros e mercados de capital.

Outros grandes riscos indicados pelo documento são os conflitos sociais motivados pela disparidade de renda, os riscos econômicos da falta de emprego e de uma crise fiscal, e também as ameaças tecnológicas de ataques cibernéticos e um colapso na infraestrutura de informações essenciais.

Carbono Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário